Buscar este blog

domingo, 16 de marzo de 2014

CULTIVOS: Conheça a Chia (Salvia hispanica) - Cuidados com o plantio e estabelecimento - EXCLUSIVO


A chia (Salvia hispanica), por ser uma cultura nova e pouco conhecida no Paraguai, gera uma certa desconfiança e insegurança quando o assunto é o plantio. E com razão, é uma semente pequena, delicada, difícil de manipular e com desenvolvimento inicial lento, o que torna bastante comum as perdas logo no estabelecimento.

TRATAMENTO DE SEMENTES, PLANTIO E DISTRIBUIÇÃO
Por ser uma semente mucilaginosa (forma gel em contato com a água) não pode ser tratada com inseticidas, fungicidas e afins em base líquida (somente com pó seco). A distribuição se faz em linhas com espaçamento recomendado de 0,35 a 0,50m, distribuindo de 30 a 40 plantas/metro linear para alcançar uma população final entorno às 800.000 plantas por hectare. A quantidade de semente por hectare recomendada é de aproximadamente 2 kg.

Para conseguir esta distribuição e uma consequente boa emergência, recomenda-se o uso de semeadeira que consiga distribuir esta quantidade de semente ou adaptar o chamado "kit para sementes pequenas" em plantadeira de soja ou semeadeira de trigo, tomando sempre o cuidado para que não ultrapasse 1 cm de profundidade. 

Trabalhos recentes sugerem de que a semente da chia precisa de luz para iniciar a germinação, uma razão a mais para preferir uma profundidade de plantio menor. Experiencias de campo mais bem sucedidas são as que tratam de deixar a semente em superfície, soltadas atrás da linha de plantio (não dentro do disto, atrás) poucos dias antes de uma chuva prevista.

SOLO E ADUBAÇÃO
Ao contrario do que é pregado, é sim uma cultura exigente em solo e adubação. Este deve ser corrigido, ter boa drenagem e níveis de fertilidade química e física adequada. A adubação deve ser equilibrada e em níveis adequados (em torno de 150 a 200 kg/ha da formulação 13-09-09, por exemplo). Trabalhos recentes também indicam boa resposta à adubação nitrogenada, alcançando produtividades superiores a 800 kg/ha nestas condições.

MANEJO DE PLANTAS INVASORAS
Outro detalhe de muita importância no estabelecimento da chia é no que diz respeito ao manejo de plantas invasoras, este deve ser feito adequadamente antes do plantio da cultura, tomando todo o cuidado com o uso de pré-emergentes por prejudicarem o desenvolvimento da cultura, neste sentido, os únicos recomendados são o sulfentrasone (en doses baixas) e a trifluralina (sem restrição).

Em pós emergência da cultura todos os herbicidas avaliados até a data comprometem o desenvolvimento da chia, inclusive o cletodim que é um herbicida graminicida. 

ÉPOCA DE PLANTIO, CICLO E CARACTERÍSTICAS
No Paraguai, a época de plantio varia um pouco dependendo da latitude e das características da região. Na região sul e este do país (Alto Paraná e Canindeyu), a recomendação é que se plante entre os dias 1º de fevereiro à 15 de março, em San Pedro (Noroeste da região Oriental), o plantio se estende de 20 de fevereiro até 20 de abril..

Por ser uma planta termo e fotossensível, o ciclo varia de 90 a 120 dias, dependendo da região e da data de plantio. Sendo assim, quanto antes é plantada mais tarda a floração, cresce muito, fica muito suscetível ao acamaneto e produz pouco, se plantada muito tarde acontece o contrario e além de também produzir pouco aumenta-se o risco de perdas pela geada. 

Por: Canal Agro Paraguay

No hay comentarios.:

Publicar un comentario