Buscar este blog

jueves, 17 de octubre de 2013

Informação Técnica: Pesquisador destaca importância da correção do solo para combater a ferrugem asiática - SOJA BRASIL

Ricardo Balardin, do Instituto Phytus afirma que o acréscimo de nutrientes como fósforo, potássio e cálcio contribuem para a defesa vegetal da soja.

O pesquisador destaca a importância da correção do solo para melhorar o combate à ferrugem asiática nas lavouras de soja. Ele aponta para a importância da utilização de nutrientes como fósforo, potássio e cálcio.

– Os micronutrientes e macronutrientes têm um papel importante na defesa vegetal. O fósforo, como fonte de energia para uma série de reações químicas que ocorrem na planta, favorece a defesa, assim como o potássio, na estrutura de parede celular, e o cálcio, como um elemento
muito importante para que haja a comunicação da chegada do inóculo até a célula da planta. O equilíbrio desses nutrientes faz com que a velocidade do avanço da doença na planta seja reduzida. Com isso, as possibilidades de controle ficam mais equacionadas.

Balardin enfatiza a importância do desenvolvimento radicular. Ele explica que os nutrientes são buscados pela planta através da raiz e, quando esta não tem um desenvolvimento em profundidade adequada, sendo mais lateral, "há uma tendência de certos nutrientes serem absorvidos pela planta em uma quantidade mais baixa, limitando um poucos essas ações".

Segundo o pesquisador, um aspecto a ser trabalhado, principalmente na entressafra, é a correção física e química do solo, de maneira que haja uma correção em maior profundidade para evitar teores de alumínio tóxico.

– O segundo ponto seria o equlíbrio entre fósforo e potássio, com o acréscimo de outros nutrientes, como o cálcio, para melhorar os processos de defesa da planta. Esses dois pontos associados proporcionam uma performance da planta adequada para diminuir o avanço da ferrugem – conclui Balardin.

Leia o artigo científico publicado pelo pesquisador juntamente com uma equipe da Universidade Federal de Santa Maria sobre o assunto no seguinte link: Influência do Fósforo e do Potássio na Severidade da Ferrugem da Soja

Fonte: Soja Brasil - Rural BR

No hay comentarios.:

Publicar un comentario