Buscar este blog

viernes, 13 de septiembre de 2013

Artigo: Dinâmica do fósforo no solo

No solo, o P está presente nas fases sólida e líquida, ou seja, adsorvido ou complexado com os oxi-hidróxidos de Fe, Al e Ca e com a matéria orgânica, ou livre na solução do solo. Sendo o solo uma mistura de materiais orgânicos e inorgânicos, o P também se apresenta em formas orgânicas e inorgânicas, tanto na fase sólida como na solução do solo, sendo que existe um equilíbrio entre o P adsorvido e o P em solução.

Devido à baixa quantidade total de água retida pelo solo e a baixa concentração de P na solução, a quantidade prontamente disponível de P para as plantas é muito baixa, havendo a necessidade de difusão de P da fase sólida para a solução para suprir as necessidades das culturas. Essa difusão é dependente do pH, do teor de óxidos e de outros fatores que afetam o equilíbrio Psólido/Psolução (Anghinoni & Bissani, 2004).

A disponibilidade de P é muitas vezes descrita pelo grau de labilidade deste nutriente no solo, ou seja, pela forma e interação que o P está sofrendo dos sítios de adsorção do solo. Se o mesmo está em solução ou fracamente adsorvido, então está na forma lábil, se está adsorvido com maior força nas argilas e óxidos de Fe e Al, então o grau de interação é que regulará a labilidade do mesmo.

Os solos também podem ser considerados como fonte ou como dreno de P dependendo de suas características relacionadas ao grau de intemperismo. Assim, o solo serve como fonte quando ainda apresenta reservas naturais ou pela adição de fertilizantes. Solos em estágio avançado de intemperismo apresentam características como maior eletropositividade, menor capacidade de troca de cátions, aumento da adsorção aniônica, diminuição da saturação por bases, entre outras. Neste caso, o solo compete com a planta pelo fertilizante adicionado, caracterizando-se como um dreno (Novais & Smith, 1999).

Fontes: 
CASTOLDI, G.; FREIBERGER, M.B.; CASTOLDI, G.; COSTA, C. H. M.; Manejo da adubação em sistema plantio direto. Revista Trópica - Ciências Agrárias e Biológicas, V6 N1 pg 62, 2012.

ANGHINONI, I.; BISSANI, C. A. Fósforo e adubos fosfatados. In: BISSANI, C.A.; GIANELLO, C.; TEDESCO, M. J.; CAMARGO, F. A. O. (Ed.). Fertilidade dos solo e Manejo da Adubação de Culturas. 1.ed. Porto Alegre: Genesis, v.1, 2004. p.117-138.

CHEPKWONY, C. K.; HAYNES, R. J.; SWIFT, R. S.; HARRISON, R. Mineralization of  soil organic P induced by drying and rewetting as a source of plant-avaliable P in limed and unlimed samples of an acid soil. Plant and Soil, v.234, p.83-90, 2001.

NOVAIS, R. F.; SMYTH, T. J. Fósforo em solo e planta em condições tropicais. Viçosa: UFV, 
DPS, 1999. 399p.

CASTOLDI, G.; FREIBERGER, M.B.; CASTOLDI, G.; COSTA, C. H. M.; Manejo da adubação em sistema plantio direto. Revista Trópica - Ciências Agrárias e Biológicas, V6 N1 pg 62, 2012.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario