Buscar este blog

lunes, 10 de junio de 2013

Cultivos: Conheça a chia (Salvia hispanica). Origem, consumo e oferta mundial - EXCLUSIVO

Imagem: SOS Beleza
A chia (Salvia hispanica) vem despertando o interesse de pequenos, médios e grandes produtores no Paraguai pelo valor elevado do grão, sendo uma alternativa de cultivo na safrinha com baixo investimento e manejo aparentemente simples, com a expectativa de ganhos elevados com a cultura. Mas, é isso tudo mesmo?

Para iniciar a discussão, vamos conhecer um pouco mais do mercado envolvendo essa semente:


ORIGEM
Planta nativa do Mexico e Guatemala, entre os anos de 1500 e 900 AC, as sementes da chia constituiam um  elemento básico da alimentação dos Mayas e dos Aztecas. Com a chegada dos conquistadores, a chia foi quase extinguida por estes por formar parte das cerimonias religiosas destinadas aos deuses aztecas.

O cultivo sobreviveu escondido em áreas montanhosas do sul do Mexico e Guatemala, até 1991, ano em que começou um programa de investigação e desenvolvimento, reconhecendo as propriedades da chia e incentivando seu consumo.

CONSUMO
A chia é tradicionalmente consumida no México e sudoeste dos Estados Unidos, está ganhando espaço na dieta de vários países de América Latina, mas não é muito conhecida na Europa ainda.
Imagem: Natália Teixeira

O consumo recomendado para pessoas adultas é de 24 gramas/dia, o que garantiria 100% das necessidades nutricionais de Ômega 3, um dos principais componentes do grão. Para mais informações respeito aos benefícios nutricionais, sugiro seguir os links abaixo:

http://www.chia.ind.br/
http://www.chiatotal.com/pdf/Monografia.pdf (em espanhol)

OFERTA
No ano de 2012, a área estimada de cultivo no mundo foi algo entorno de 10.000 hectares, mas este número pode estar subestimado, haja visto que apenas uma empresa (Corporación Internacional CHIA S.A.) afirma  ter uma área de produção de 6.500 hectares baixo controle técnico da empresa em diferentes países.

A produção anual da semente estimada é de 5.000 toneladas a nível global, isto representa uma produtividade média de 500 kg/ha, porém, na região de Salta na Argentina, alguns produtores estão alcançando uma produtividade de até 1.600 kg/ha.

Imagem: Matt Brann
O maior país produtor de chia em 2012 foi a Austrália, mas o cultivo também é difundido no México e Guatemala (locais de origem), Argentina, Bolívia, Equador e recentemente Paraguai e Brasil, Chile e Peru também estão iniciando a exploração.

Na Austrália, Fritz Bolten, o primeiro produtor a plantar chia, está hoje com uma área de 2.000 hectares de produção irrigada no oeste do país.

No Paraguai, há relatos de apenas um produtor com 1.500 hectares de cultivo, e pelo menos outros três com áreas superiores a 500 hectares, isto seria 30% de toda a área cultivada no mundo?

Vamos fazer uma conta, considerando a produção mundial de 5.000 toneladas anuais pelo consumo diário recomendado que é de 24 gramas/dia, se for consumido todos os dias esta quantidade por um ano, a produção mundial é suficiente para atender aproximadamente 570.000 pessoas.

Por: Canal Agro Paraguay

SITES CONSULTADOS:
http://www.chiatotal.com/pdf/Monografia.pdf
http://www.clubdarwin.net/seccion/ingredientes/latinoamerica-producira-mas-chia-ante-gran-demanda-como-ingrediente-funcional
http://businessindus.com/salvia-hispanica/133
http://gfcelebration.com/tag/salvia-hispanica/
http://www.abc.net.au/site-archive/rural/news/content/201303/s3713275.htm
http://www.chiacorp.com/esp_home.htm
http://www.salvia-hispanica.co.uk/#
http://pt.wikipedia.org/wiki/Salvia_hispanica

3 comentarios:

  1. Prezados:
    É permitido importar Chia do Paraguai para o Brasil. Qual legislação?

    ResponderEliminar
  2. Olá, é possível sim fazer a importação para o Brasil, mas desconheço a legislação que corresponde. Para melhor informação, é possível contatar com empresas exportadoras do Paraguay ou fazer consultas junto ao MAPA.

    ResponderEliminar
  3. Queria saber mais informações sobre o plantio da Chia, onde posso conseguir?

    ResponderEliminar