Buscar este blog

sábado, 16 de marzo de 2013

Informação Técnica: CTC's e V% como Indicativos da Fertilidade do Solo - GISMONTI


A Capacidade de Troca de Cátions nos dá uma ideia das condições de fertilidade de um solo, pois quando a CTC a pH 7.0 está ocupada, em grande parte, por cátions básicos, sugere que este solo apresenta boas condições de nutrição para as plantas. Entretanto, quando essa CTC está bastante ocupada por H+ e Al³+ o solo apresenta baixas condições para nutrir uma planta. É um solo pobre, com dificuldade de reter cátions.

Nos solos pobres, com baixa CTC, deve-se ter o cuidado de não fazer aplicações de calcário e adubação em grandes quantidades, pelo risco de perdas por lixiviação, mas aplicá-los parceladamente.

A CTC a pH 7.0 é calculada pela soma dos cátions Ca, Mg e K e do (H + Al). O hidrogênio (H) pode reagir com as oxídrilas (OH) formando água. Um solo pode apresentar uma CTC a pH 7.0 de 8 cmolc/dm³ e ter 70% das cargas negativas adsorvendo H+. Como a CTC efetiva não considera o H, o valor dela será de 2,4 cmolc/dm³, conforme poderá ser visualizado na Fig. 1.

Esse solo seria considerado pobre, não retendo cátions, além de necessitar de cuidados na aplicação de grandes quantidades de calcário e fertilizantes minerais.

A saturação por bases é outra forma de avaliar a fertilidade de um solo. Ela é calculada em função da soma de bases (SB) e da CTC a pH 7.0 (T), sendo expressa em percentagem (%). A fórmula para cálculo da Percentagem de Saturação por Bases (V%) é a seguinte:

V (%) = (100 x SB)  / T

Quando o V é maior que 50% consideramos um solo fértil ou "eutrófico". Quando V é menor que 50% chamamos de solo não fértil ou "distrófico".

Os solos distróficos apresentam teores de Ca², Mg² e K muito baixos e teor de Al³ muito alto. As cargas negativas dos coloides estão sendo saturadas por pequenas quantidades de cátions básicos, enquanto a maior parte das cargas está sendo neutralizada pelo H e Al³. Esse Al³ poderá ser tóxico para as plantas.
Quando no solo distrófico a percentagem de saturação por alumínio (m%) é ≥ 50%, esses solos são chamados de "álicos".

Fonte: Na Sala com Gismonti

No hay comentarios.:

Publicar un comentario