Buscar este blog

jueves, 29 de noviembre de 2012

Nematóide; uma ameaça oculta na soja do Paraguai - EXCLUSIVO

Formação de galhas (Meloidogyne spp)
Por muito tempo, os nematóides passaram desapercebidos pelos olhos atentos dos agricultores de Canindeyu, mas hora ou outra, áreas de soja são identificadas com a presença deste parasita, causando grandes prejuízos, que muitas vezes não são contabilizados.

Mesmo com alertas dados a alguns anos pelos profissionais da área agrícola, muitos produtores desconhecem ou dão pouca importância à presença das galhas nas raízes da soja, característica marcante da presença do nematóide Meloidogyne spp. (foto).

Estado de uma lavoura afetada (60 dae)
Lavouras de soja com severos danos causados por esta espécie de nematóide já foram identificadas nas localidades de Fazenda Paloma, La Paloma, Corpus Chisthi e Nueva Durango, dentre outras, onde ocorreram perdas estimadas de 20 a 40% da produtividade que, se bem não "faliu" nenhum dos donos destas áreas, com certeza os deixou com menos recurso.

Da mesma forma que acontece com os alcoólatras ou fumantes, o primeiro passo para o agricultor é a conscientização de que há um problema na área e estar disposto a mudar esta situação. O passo seguinte é procurar o assessoramento de algum profissional capacitado, identificar a espécie do nematóide presente na parcela e então elaborar uma estratégia a médio-longo prazo - com boa dose de bom censo - para assim eliminar o problema ou pelo menos conviver de tal forma que não deixe prejuízos ou tenha que abandonar a parcela.

Plantas com nematóide
O produtor Rodolfo Pohl, de Corpus Christi, relata que a vários anos vem observando o avanço de manchas com plantas sub-desenvolvida, baixa produção de grãos e morte excessiva de plantas em sua área na localidade de Fortuna, onde mantém um histórico de baixas produtividades. Em anos mais secos a média da parcela normalmente fica abaixo de 60 ou 70 sc/alq, e em anos bons, a maior produção não superou os 116 sc/alq. 

O fato que chama a atenção é que em algumas oportunidades, profissionais recomendaram apenas calagem, pois entenderam, sem uma análise mais detalhada, que os efeitos vistos eram consequências da acidez do solo, ou apenas recomendaram produtos sem ter relação com o real limitante da área (nematóide).

Por: Agro Paraguay

No hay comentarios.:

Publicar un comentario