Buscar este blog

martes, 19 de junio de 2012

Notícia: Fazenda campeã em produtividade investe no solo e no cultivo diversificado - GAZETA DO POVO

Mutuca atinge 6 mil quilos por hectare de soja em área monitorada. Média de 4,5 mil kg/ha fica 70% acima da marca nacional.

Investir para ganhar mais. Essa fórmula pode ser considerada a “chave” dos altos índices de produtividade alcançados na fazenda Mutuca, em Arapoti (Norte Pioneiro), apontada como líder em rendimento por hectare no Sul do país. O plantio direto na palha e a manutenção do solo sempre des­­compactado também são estratégias na propriedade.

Na semana passada, a fazenda, propriedade de José Bento Azambuja Germano, conquistou a primeira colocação regional e a segunda nacional no Desafio de Produtividade Máxima do Comitê Estratégico Soja Bra­­sil (Cesb).
 


O concurso avaliou a capacidade produtiva de mais de 1,3 mil propriedades de 14 estados brasileiros. As áreas destinadas para o desafio são experimentais e têm, no máximo, o tamanho de 10 hectares. A Mutuca conseguiu o feito de produzir 103,11 sacas de soja por hec­­­­tare, contra uma média geral de 95,5 sacas/ha no concurso.

A produtividade geral da fazenda foi de 75 sc/ha (4,5 mil quilos) em 2011/12, numa área de 1.600 hectares. A marca fica 70% acima da média nacional de 44,1 sc/ha (2,6 mil quilos). “Mas o segredo não está apenas na soja. Está no sistema produtivo como um todo, integrando as culturas de verão e inverno”, frisa o diretor técnico da fazenda, Ivo Frare.

Frare explica que isso se faz dando uma atenção especial à aplicação de calcário e à manutenção de uma terra fofa. “Se o solo não segura bem a água e é rico em alumínio [substância tóxica para a lavou­ra], é lógico que não vai dar certo. A gente não tem um segredo, mas temos uma receita de como utilizar os recursos conhecidos da agricultura de uma maneira racional”, sustenta.

O campeão nacional em pro­­du­­­­tividade de so­­ja no concur­so do Cesb foi Demétrio Gui­­marães Par­­­­reira, de Cor­­ren­­tina, mu­­nicípio do Oes­­te da Bahia. Ele alcançou 108,71 sc/ha (6.522 quilos). Os cinco vencedores e seus técnicos ganharam uma viagem técnica aos Es­­tados Unidos.

Fonte: Gazeta do Povo

No hay comentarios.:

Publicar un comentario