Buscar este blog

miércoles, 6 de junio de 2012

Curiosidade: Pé de soja de três metros e quase 9 mil vagens vence concurso em Mato Grosso - AGRODEBATE



Das terras do agricultor Benito Fortuna, de 52 anos, cresceu um pé de soja gigante de três metros de altura e quase nove mil vagens. A planta acabou premiada na 5ª edição do concurso do Pé de Soja Gigante, realizado em Santa Carmem, a 530 quilômetros de Cuiabá.

Em entrevista ao Agrodebate, Fortuna revelou que o segredo da produção de um pé gigante de soja está na genética aperfeiçoada das sementes. Depois de quatro participações frustradas no concurso, o agricultor conseguiu levar o primeiro lugar neste ano e como prêmio, uma televisão de 32 polegadas e mais um home teather.


A luminosidade que a planta recebe é outro segredo para ela ganhar dimensão acima do normal. "Nos primeiros 100 dias ela (planta) recebe luz tanto de dia como durante a noite. É assim que ela produz mais vagens", afirmou o produtor.

Para levar o título para casa, Fortuna concorreu com outros 28 candidatos. O concurso é realizado todos os anos na cidade de Santa Carmem junto com a festa de Nossa Senhora de Fátima. Os acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Sinop, foram os responsáveis pela contagem das vagens.

Fonte: Agrodebate.

No hay comentarios.:

Publicar un comentario